Perguntas Frequentes

Onde posso comprar leveduras e produtos Smart Yeast?
  • Loja Virtual: Clique na nossa loja Online no canto superior direito da página inicial. 

  • WhatsApp:  Os pedidos também podem ser feitos via WhatsApp, de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00.


Posso comprar como pessoa física?

Sim, no momento do cadastro você deve preencher os seus dados e se identificar como pessoa física ou jurídica.

 

Quais são as formas de pagamento?

Loja Virtual: Os pagamentos serão feitos automaticamente on-line via cartão de débito ou crédito, boleto bancário.
Whatsapp: Link de pagamento on-line em cartão de crédito, boleto ou PIX.

 

Quais as formas de envio?

Após confirmação do pagamento, o envio pode ser feito via Correios (SEDEX) ou transportadora (JadLog).

 

Qual o prazo para envio de leveduras Smart Yeast?

Para garantir sempre leveduras frescas e com alta viabilidade, o prazo de produção é de até 7 dias úteis (ou até 10 dias úteis para grandes volumes), após a confirmação do pagamento. 

 

As leveduras são enviadas refrigeradas?

Não. Nossas leveduras são veiculadas em meio nutriente especial que garante sua boa integridade durante o  armazenamento, permitindo que mantenham-se íntegras sem refrigeração durante o período de transporte.


Qual o valor do frete e prazo de entrega?

Os valores e prazos de entrega podem variar em função do tamanho/peso do pacote, da transportadora escolhida, localidade de destino e modalidade de envio.


Posso devolver ou trocar minha levedura líquida?

Não realizamos troca e devoluções das leveduras por se tratarem de produto biológico e porque saem com atestado de qualidade de nosso laboratório. No entanto, caso ocorram problemas com a embalagem durante o transporte, recomendamos que o cliente entre em contato conosco para solucionarmos a questão.


Como as leveduras Smart Yeast devem ser armazenadas após a recepção? 

Após receber suas leveduras, conserve os frascos em geladeira (4 a 8ºC). Nunca congele.

 

Qual a validade das leveduras líquidas?

As leveduras saem de nosso laboratório com uma viabilidade superior a 98% e garantimos um bom estado de células viáveis por até 04 meses após a data de fabricação, desde que bem conservadas em geladeira.


Preciso multiplicar as leveduras antes de iniciar a fermentação?

Não é necessário propagar as leveduras. Cada frasco padrão contém quantidade de células suficiente para fermentar até 20 litros de mosto. As leveduras sob demanda para volumes acima de 100 litros também já saem de nosso laboratório com a concentração de células suficientes para o volume contratado.
Caso o cliente deseje realizar a propagação das leveduras, tal manipulação e seus resultados não são responsabilidade da Smart Yeast.


Qual a faixa de temperatura ideal para a fermentação?

Cada cepa de levedura possui uma faixa ideal de temperatura. Temperaturas muito acima dessas faixas favorecem a produção de compostos que prejudicam a qualidade do produto final. Já a fermentação a temperaturas muito baixas podem levar à lentidão ou até mesmo à parada do processo fermentativo.


Vou começar uma fermentação com leveduras Smart Yeast. Como devo proceder?

Primeiramente, aconselhamos retirar o frasco da geladeira e deixar à temperatura ambiente por ao menos 5 horas (ou de um dia para o outro) quando for utilizar. Antes de adicionar as leveduras ao mosto, deve-se agitar bem o frasco, se certificando de que foi devidamente homogeneizado, caso contrário ainda poderá haver levedura compactada no fundo do frasco, o que poderá levar a um underpitching (baixa taxa de inoculação do mosto). O mosto deve sempre estar bem aerado/oxigenado, antes de inocular as leveduras! 
Para a produção de bebidas destiladas, recomenda-se adicionar as leveduras a um volume inicial correspondente a 5% do volume total de mosto com uma concentração de 9-10 Brix (ex.: para um total 20L de mosto a serem fermentados, iniciar com 1L de mosto diluído a 9ºBx). Esperar até que se observe o início da fermentação e depois adicionar o restante do mosto aos poucos, ou em fluxo reduzido e contínuo. Para garantir uma boa fermentação, é recomendável que o mosto esteja bem oxigenado/aerado no momento de adicionar as leveduras.


Qual a temperatura ideal de inoculação das leveduras?

Nós recomendamos que as leveduras sejam inoculadas a temperaturas entre 25 e 27 ºC. Manter o mosto nesta temperatura inicial (fase lag) irá favorecer uma melhor fermentação.

 

Posso adotar essa temperatura mesmo para inoculação de Leveduras Cervejeiras do tipo Lagers? Não irá esterificar ou gerar off flavors?

Pode inocular e manter essa temperatura durante toda a Fase Lag mesmo para leveduras Lagers. Na Fase Lag não está ocorrendo fermentação e portanto nenhum precursor nocivo estará sendo gerado ou agregado ao seu mosto. Atente-se para o final da Fase Lag para levar o mosto para a temperatura de fermentação desejada.


Qual a taxa de inoculação ideal?

De um modo geral, as taxas usualmente são:

  • Leveduras ALES = X células por ml por º Plato/Brix

  • Leveduras LAGERS = X células por ml por º Plato/Brix

  • Leveduras p/ Bebidas Destiladas =  X células por ml por º Plato/Brix

 

É essencial oxigenar o mosto antes de inocular a levedura?

A oxigenação/aeração do mosto é recomendada para se obter uma boa fermentação. As células necessitam de oxigênio para suas sínteses bioquímicas. Mostos para cervejas lagers e mais concentrados (alta densidade/gravidade) beneficiam-se especialmente de uma boa oxigenação.


Preciso adicionar nutrientes ao mosto para as leveduras?

A adição de nutrientes à fermentação é recomendável, mas cada processo vai requerer uma suplementação específica. 
Os frascos-padrão das leveduras Smart Yeast já acompanham uma cápsula com o nutriente completo SmartGO!Yeast, com conteúdo suficiente para proporcionar uma suplementação mínima para 20L de mosto. 

 

Eu inoculei as leveduras já há várias horas e o air lock ainda não está borbulhando?

Air lock não é um bom indicador para acompanhar a fermentação. Muitas vezes, micro vazamentos nos baldes fermentadores não permitem a criação de pressão que impedem a movimentação do líquido do air lock. Procure identificar se já há formação de micro-bolhas ou, com o auxílio de um densímetro ou refratômetro (lembre-se de corrigir a leitura!!) meça a atenuação para certificar se já baixou ou não em alguns pontos a densidade ou o brix original.

 

Eu verifiquei a densidade/brix e até agora não houve nenhuma atenuação/alteração?

Se a inoculação foi a menos de 24h, você ainda deve esperar. Pode ser que as leveduras ainda estejam na fase lag. Diversos fatores podem fazer com que a fase lag leve 24h ou até pouco mais que isso para terminar. Se fazem mais de 24h da inoculação, proceda da seguinte forma:

  • Eleve a temperatura do fermentador por volta 25 °C

  • Agite o balde (caso não seja possível, injete gás inerte tipo CO2 pela torneira inferior) para suspender as leveduras

  • Deixe na temperatura indicada acima até finalizar a fase lag (início da formação de micro-bolhas)